sexta-feira, 3 de outubro de 2008

13 Outubro Fátima


Agora que aí vêm de novo o 13 de Outubro em Fátima, lembrei-me de colocar aqui um post, que eu em tempos tinha no meu "falecido" blog do sapinho, e continua actual.

Sábado, 20 de Outubro de 2007
A pobreza para a Santa Madre Igreja!


Pois é amigos, eu estou cada vez mais desagradada com a Igreja Católica, como pode esta apregoar aos quatro ventos, que têm como uma das suas principais missões ajudar os pobres e necessitados, quando depois vemos o Santuário da Santíssima Trindade em Fátima, gastar numa igreja cerca de 60 milhões de euros.
Eu sou uma pessoa, que até sou devota a Nossa Senhora de Fátima, mas seria preciso uma obra faraónica daquelas? Eu compreendo que estava na hora de construir algo que pudesse acolher os milhares de fieis, e com condições, uma vez que na capelinha, obrigava as pessoas a ficarem em pé à chuva e ao sol, por vezes depois de grandes caminhadas, mas era preciso aquele altar cheio de ouro e obras de arte que custaram fortunas?
O que se gastou nessas extravagâncias haveria de ajudar, muitas instituições de caridades e auxilio social, que lutam todos os dias com grandes dificuldades financeiras.
E caricato é também, que apenas só 4 dias depois desta inauguração, dia 17Outubro, foi comemorado o Dia Mundial para a Irradicação da Pobreza, e já agora... conta-se que em Portugal perto de 20% da população se encontra em situação de risco de pobreza.
http://beemaia.blogs.sapo.pt/

2 comentários:

Pitanga Doce disse...

Vera, este ano, como todos os outros que aí estive, fui a Fátima. Sem falar no que foi gasto, no que poderia ter sido feito, na reação dos fiéis que agora têm maior espaço: Eu nunca vi uma obra de tamanho mau gosto como aquela. Aliás o mau gosto fica na proporção da extensão do prédio. Não sei quem foi o arquiteto que assinou o projeto e nem quem esculpiu o Cristo que está no altar. (se é que se pode chamá-lo assim)

Eu ainda estava em Portugal, quando editei o post AS MESMAS PALAVRAS... E TÃO DIFERENTES. no dia 4 de setembro. Vá até lá e veja.


Desculpe se fui tão veemente nas palavras, não é o meu feitio, mas poucas coisas me deixaram tão chocada como aquele desperdício de dinheiro, quando na verdade, os fiéis continuarão a rezar na capelinha porque ali se sentem bem.


beijos de Pitanga

vera disse...

Pitanguinha,
Não têm que se desculpar com coisa nenhuma, eu própria que sou católina (até estudei num colegio de freiras!!) e sou devota á Nossa Srª de Fátima,fico revoltada com este tipo de coisas. Pois como você disse os fieis, continuam é a rezar na capelinha, faça sol ou chuva. Não era preciso aquela obra enorme, bastava metade do dinheiro que lá gastaram fosse entregue a instituições de caridade, que tanto precisam.

Mas já quando estive em Roma e visitei o Vaticano, achei que toda aquela opulência da igreija, ía contra os principios que a mesma apregoa, e são coisas destas que levam as pessoas depois a pensar duas vezes...

Beijinhos cá desta banda.